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Foto do escritorCarlos Felipe

Público alvo e Persona: Tudo o que um médico precisa saber

Atualizado: 2 de mai.

Antes de tudo, vamos começar do básico — e que guia a maioria dos processos quando se trata de internet. A teoria da comunicação tem por base o princípio mínimo de 3 pontos: o emissor, a mensagem e um receptor. Não existe comunicação eficaz sem algum desses pontos.


Imagem que representa a persona. Busto em formato metálico com fundo neutro.

O emissor nós já conhecemos: provavelmente é você. Se não, o processo é semelhante, mas precisamos de um “rosto” para passar a mensagem que você deseja dar ao mundo. Em outro momento, trataremos sobre a mensagem. No momento precisamos definir quem será o nosso receptor.


No Marketing Digital, damos a ele o nome de persona. Também pode ser chamado de avatar, se você já está na internet há mais tempo.


Preciso que você pense, com muita cautela, qual o público que você busca atingir. Quais são os gostos dele? Suas crenças? Profissão, estilo de vida? Abaixo, seguem algumas perguntas que sugerimos para te guiar nesse primeiro momento. Com o tempo, vamos lapidar esse avatar para chegar no seu público ideal, mas por agora é o que precisamos ter clareza.


Importante: aqui, estamos falando de um público alvo. Não responda pensando apenas nos seus interesses e afinidades pessoais, mas sim das pessoas que você busca atingir nesse processo. Como base, utilizamos o questionário do blog da RD Station, disponível neste link.


Itens para construção da persona

  1. Faixa de idade;

  2. Cargo/profissão;

  3. Hábitos;

  4. Frustrações/dificuldades;

  5. Desafios/dores;

  6. Crenças e valores;

  7. Hobbies e diversões;

  8. Estilo de vida;

  9. Hábitos de compra;

  10. Mídias sociais/meios de comunicação preferidos;

  11. Quem os influencia;

  12. Quais tecnologias usa;

  13. Onde busca informação;

  14. Critérios de decisão na hora da compra;

  15. Momento da jornada de compra em que se encontra;


Como exemplo, preenchemos a lista com o nosso público ideal, para te ajudar a pensar no seu.


Itens da nossa construção de persona

  1. Faixa de idade: 25 a 45 anos;

  2. Cargo/profissão: profissionais e acadêmicos da área da saúde;

  3. Hábitos: vida sempre corrida, tendem a receber bem (monetariamente falando), mas tem pouco planejamento e organização financeira, alta carga horária de trabalho semanal;

  4. Frustrações/dificuldades: baixa remuneração pelos seus serviços, alto volume de pacientes, pouco tempo livre/de qualidade e baixa qualidade de vida;

  5. Desafios/dores: não sabem como começar a sua vida profissional, ou já se veem no meio do fogo cruzado e se Crenças e valores: medicina de qualidade, atendimento de ponta e baseado em evidências e de que é possível ser um médico com tempo, qualidade de vida e bem remunerado;

  6. Hobbies e diversões: tem interesse em áreas que extrapolam a medicina, como poesia, arte, música, além de pensar fora da caixa;

  7. Estilo de vida: sempre muito ocupados e sem tempo, apertados financeiramente e tendem a estar frustrados com o seu momento de vida atual;

  8. Hábitos de compra: impulsivos, sempre tendem a focar no momento presente e fazem compras por status e impulso;

  9. Mídias sociais/meios de comunicação preferidos: Instagram e TikTok. Também usam muito blogs para obter informações mais técnicas e detalhadas;

  10. Quem os influencia: dois tipos de profissional: os que possuem autoridade real, referências acadêmicas e/ou profissionais, e os profissionais com grande autoridade percebida, que são referências da internet e/ou meios de comunicação — mas que não necessariamente possuem uma forte formação acadêmica;

  11. Quais tecnologias usa: as mais recentes, se enquadram nos chamados "early adopters", que sempre possuem as mais novas tecnologias (dispositivos/redes sociais) lançadas. Também tem acesso a meios mais tradicionais, mas quase sempre voltados para fins acadêmicos;

  12. Onde busca informação: redes sociais, periódicos, blogs/sites da saúde;

  13. Critérios de decisão na hora da compra: funcionalidade, importância para seu estilo de vida, praticidade no uso e status;

  14. Momento da jornada de compra em que se encontra: quase sempre tem pouca consciência da solução que buscam, mas a maioria absoluta das vezes tem consciência dos problemas que possuem;


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Fotos disponibilizadas por IA, Pexels ou Unsplash.

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