Antes de tudo, vamos começar do básico — e que guia a maioria dos processos quando se trata de internet. A teoria da comunicação tem por base o princípio mínimo de 3 pontos: o emissor, a mensagem e um receptor. Não existe comunicação eficaz sem algum desses pontos.
O emissor nós já conhecemos: provavelmente é você. Se não, o processo é semelhante, mas precisamos de um “rosto” para passar a mensagem que você deseja dar ao mundo. Em outro momento, trataremos sobre a mensagem. No momento precisamos definir quem será o nosso receptor.
No Marketing Digital, damos a ele o nome de persona. Também pode ser chamado de avatar, se você já está na internet há mais tempo.
Preciso que você pense, com muita cautela, qual o público que você busca atingir. Quais são os gostos dele? Suas crenças? Profissão, estilo de vida? Abaixo, seguem algumas perguntas que sugerimos para te guiar nesse primeiro momento. Com o tempo, vamos lapidar esse avatar para chegar no seu público ideal, mas por agora é o que precisamos ter clareza.
Importante: aqui, estamos falando de um público alvo. Não responda pensando apenas nos seus interesses e afinidades pessoais, mas sim das pessoas que você busca atingir nesse processo. Como base, utilizamos o questionário do blog da RD Station, disponível neste link.
Itens para construção da persona
Faixa de idade;
Cargo/profissão;
Hábitos;
Frustrações/dificuldades;
Desafios/dores;
Crenças e valores;
Hobbies e diversões;
Estilo de vida;
Hábitos de compra;
Mídias sociais/meios de comunicação preferidos;
Quem os influencia;
Quais tecnologias usa;
Onde busca informação;
Critérios de decisão na hora da compra;
Momento da jornada de compra em que se encontra;
Como exemplo, preenchemos a lista com o nosso público ideal, para te ajudar a pensar no seu.
Itens da nossa construção de persona
Faixa de idade: 25 a 45 anos;
Cargo/profissão: profissionais e acadêmicos da área da saúde;
Hábitos: vida sempre corrida, tendem a receber bem (monetariamente falando), mas tem pouco planejamento e organização financeira, alta carga horária de trabalho semanal;
Frustrações/dificuldades: baixa remuneração pelos seus serviços, alto volume de pacientes, pouco tempo livre/de qualidade e baixa qualidade de vida;
Desafios/dores: não sabem como começar a sua vida profissional, ou já se veem no meio do fogo cruzado e se Crenças e valores: medicina de qualidade, atendimento de ponta e baseado em evidências e de que é possível ser um médico com tempo, qualidade de vida e bem remunerado;
Hobbies e diversões: tem interesse em áreas que extrapolam a medicina, como poesia, arte, música, além de pensar fora da caixa;
Estilo de vida: sempre muito ocupados e sem tempo, apertados financeiramente e tendem a estar frustrados com o seu momento de vida atual;
Hábitos de compra: impulsivos, sempre tendem a focar no momento presente e fazem compras por status e impulso;
Mídias sociais/meios de comunicação preferidos: Instagram e TikTok. Também usam muito blogs para obter informações mais técnicas e detalhadas;
Quem os influencia: dois tipos de profissional: os que possuem autoridade real, referências acadêmicas e/ou profissionais, e os profissionais com grande autoridade percebida, que são referências da internet e/ou meios de comunicação — mas que não necessariamente possuem uma forte formação acadêmica;
Quais tecnologias usa: as mais recentes, se enquadram nos chamados "early adopters", que sempre possuem as mais novas tecnologias (dispositivos/redes sociais) lançadas. Também tem acesso a meios mais tradicionais, mas quase sempre voltados para fins acadêmicos;
Onde busca informação: redes sociais, periódicos, blogs/sites da saúde;
Critérios de decisão na hora da compra: funcionalidade, importância para seu estilo de vida, praticidade no uso e status;
Momento da jornada de compra em que se encontra: quase sempre tem pouca consciência da solução que buscam, mas a maioria absoluta das vezes tem consciência dos problemas que possuem;