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Foto do escritorCarlos Felipe

Instagram médico: 3 referências para você começar ainda hoje

Atualizado: 11 de dez.

O marketing médico tem se tornado cada vez mais relevante para os profissionais da área que buscam ampliar sua presença online e alcançar um público maior. Isso te possibilita cobrar mais pela sua hora, ter pacientes mais qualificados e trabalhar menos - tendo, como consequência - melhora na sua qualidade de vida.


Entre as plataformas de mídia social mais populares, o Instagram destaca-se como uma ferramenta poderosa para médicos que desejam construir um posicionamento profissional sólido e autêntico. E nesse post vamos te ensinar a criar o seu próprio instagram médico.


Hoje vamos te apresentar três referências que escolhemos a dedo para que você possa avaliar e entender, de uma vez por todas, como usar a rede de forma profissional.


Antes de irmos aos exemplos, aqui estão 3 dicas rápidas para criar um perfil profissional (e atraente) do zero: (1) escolha uma foto de perfil profissional, (2)adicione uma breve descrição que destaque suas especialidades e áreas de domínio, (3) mantenha uma linguagem clara, direta, pessoal e acolhedora em suas postagens.


1 - Dr. Luiz Tintori - Medicina Personalizada

Instagram do Dr. Luiz Tintori - Medicina Personalizada

O perfil do Dr. Luiz é um bom exemplo para você que não sabe por onde começar.


Simples, direto e completo.


A foto transmite autoridade, a iluminação boa mostra o rosto com clareza e o fundo e as roupas tem cores que, apesar de neutras, são marcantes.


Na BIO, explica o que faz e como pode ajudar o leitor, apresenta prova social (quantas pessoas confiam no meu trabalho), o seu CRM e tem uma chamada para a ação (CTA) direta com link que referencia para o seu trabalho.


Uma coisa que devemos nos atentar é o número de caracteres da BIO. Até o presente momento, o limite do Instagram é de 150 caracteres, considerando os espaços entre as palavras. No caso citado, creio que ele tenha utilizado o limite completo, o que inviabiliza alguns acréscimos, como uma CTA mais direta, como: "Clique para agendar uma consulta" ou até mesmo "Agende agora".




2 - Dr. José Netto - Otorrinolaringologista

Instagram do Dr. José Netto - Otorrinolaringologista

O perfil do Dr José, ao meu ver, é o que tem maior potencial de te ajudar. E já começa no nome.


Como o nome do seu perfil é "Otorrino em Serra Talhada", as ferramentas de busca localizam o perfil dele para as pesquisas com esse termo, o que o faz aparecer na primeira página do Google e outras ferramentas.


No perfil, segue a mesma lógica: quem sou eu, como posso te ajudar e os meus contatos. Interessante citar que, além do link para os seus contatos, ele também já deixa claro os seus telefones para agendamento.


A foto segue o mesmo padrão citado. Rosto em destaque, com iluminação boa e cores neutras. Algo que poderia ser melhorado é o enquadramento da foto, que ajudaria ainda mais para a percepção de valor do cliente final.



3 - Dr. Paulo Muzy - Medicina do Esporte

Instagram do Dr. Paulo Muzy - Medicina do Esporte

Saindo da curva, temos o perfil do Dr. Paulo Muzy - grande referência na área da medicina esportiva e musculação.


Podemos perceber que esse perfil sai da média e do 'modelo' que explicamos - e eu o trouxe hoje propositalmente.


Caso você, assim como o Muzy, seja uma referência no seu nicho de atuação, na sua área de especialização, você não precisa necessariamente se prender às regras. O seu nome já é a marca.


Com o perfil acima, podemos perceber que ele não gasta 1 palavra sequer se apresentando, dizendo quem é ou como pode te ajudar. Ele mostra o valor que tem. O que acredita. E isso, direta ou indiretamente, reforça a marca como um todo.


Não acho que se encaixa para a maioria de nós ter um perfil com uma BIO simples como a do Paulo, mas após anos de experiência na área o diferencial que isso traz. E te incentivo a pensar em formas de mostrar isso - a sua essência - para o seu cliente final.



Lembra da conexão pessoal citada no primeiro capítulo? É disso que estamos falando aqui.


Espero que cada uma dessas referências tenha te ajudado, te dado um pontapé inicial para já criar o seu perfil ou até mesmo aprimorar o que você já tem.


Nos vemos na próxima!

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Fotos disponibilizadas por IA, Pexels ou Unsplash.

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