O marketing médico tem se tornado cada vez mais relevante para os profissionais da área que buscam ampliar sua presença online e alcançar um público maior. Isso te possibilita cobrar mais pela sua hora, ter pacientes mais qualificados e trabalhar menos - tendo, como consequência - melhora na sua qualidade de vida.
Entre as plataformas de mídia social mais populares, o Instagram destaca-se como uma ferramenta poderosa para médicos que desejam construir um posicionamento profissional sólido e autêntico. E nesse post vamos te ensinar a criar o seu próprio instagram médico.
Hoje vamos te apresentar três referências que escolhemos a dedo para que você possa avaliar e entender, de uma vez por todas, como usar a rede de forma profissional.
Antes de irmos aos exemplos, aqui estão 3 dicas rápidas para criar um perfil profissional (e atraente) do zero: (1) escolha uma foto de perfil profissional, (2)adicione uma breve descrição que destaque suas especialidades e áreas de domínio, (3) mantenha uma linguagem clara, direta, pessoal e acolhedora em suas postagens.
1 - Dr. Luiz Tintori - Medicina Personalizada
O perfil do Dr. Luiz é um bom exemplo para você que não sabe por onde começar.
Simples, direto e completo.
A foto transmite autoridade, a iluminação boa mostra o rosto com clareza e o fundo e as roupas tem cores que, apesar de neutras, são marcantes.
Na BIO, explica o que faz e como pode ajudar o leitor, apresenta prova social (quantas pessoas confiam no meu trabalho), o seu CRM e tem uma chamada para a ação (CTA) direta com link que referencia para o seu trabalho.
Uma coisa que devemos nos atentar é o número de caracteres da BIO. Até o presente momento, o limite do Instagram é de 150 caracteres, considerando os espaços entre as palavras. No caso citado, creio que ele tenha utilizado o limite completo, o que inviabiliza alguns acréscimos, como uma CTA mais direta, como: "Clique para agendar uma consulta" ou até mesmo "Agende agora".
2 - Dr. José Netto - Otorrinolaringologista
O perfil do Dr José, ao meu ver, é o que tem maior potencial de te ajudar. E já começa no nome.
Como o nome do seu perfil é "Otorrino em Serra Talhada", as ferramentas de busca localizam o perfil dele para as pesquisas com esse termo, o que o faz aparecer na primeira página do Google e outras ferramentas.
No perfil, segue a mesma lógica: quem sou eu, como posso te ajudar e os meus contatos. Interessante citar que, além do link para os seus contatos, ele também já deixa claro os seus telefones para agendamento.
A foto segue o mesmo padrão citado. Rosto em destaque, com iluminação boa e cores neutras. Algo que poderia ser melhorado é o enquadramento da foto, que ajudaria ainda mais para a percepção de valor do cliente final.
3 - Dr. Paulo Muzy - Medicina do Esporte
Saindo da curva, temos o perfil do Dr. Paulo Muzy - grande referência na área da medicina esportiva e musculação.
Podemos perceber que esse perfil sai da média e do 'modelo' que explicamos - e eu o trouxe hoje propositalmente.
Caso você, assim como o Muzy, seja uma referência no seu nicho de atuação, na sua área de especialização, você não precisa necessariamente se prender às regras. O seu nome já é a marca.
Com o perfil acima, podemos perceber que ele não gasta 1 palavra sequer se apresentando, dizendo quem é ou como pode te ajudar. Ele mostra o valor que tem. O que acredita. E isso, direta ou indiretamente, reforça a marca como um todo.
Não acho que se encaixa para a maioria de nós ter um perfil com uma BIO simples como a do Paulo, mas após anos de experiência na área o diferencial que isso traz. E te incentivo a pensar em formas de mostrar isso - a sua essência - para o seu cliente final.
Lembra da conexão pessoal citada no primeiro capítulo? É disso que estamos falando aqui.
Espero que cada uma dessas referências tenha te ajudado, te dado um pontapé inicial para já criar o seu perfil ou até mesmo aprimorar o que você já tem.
Nos vemos na próxima!