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Foto do escritorCarlos Felipe

Venda X Entrega: Devaneios sobre Overdelivery

Atualizado: 2 de mai.

Há alguns anos tenho reparado muita coisa engraçada acontecendo. O período pós pandemia tem nos mostrado, cada vez mais, quem é de verdade e quem não é. Vocês querem conteúdo? Compra meu curso, paga minha mentoria. O foco tem ficado cada vez mais distante do cliente.


Mulher sorri com notebook na mão enquanto conversa no celular

Overdelivery é, por definição entregar acima do que foi prometido. Over tem sua origem no inglês e significa "acima de", já delivery estamos mais acostumados, significa entrega.


O nível de conquista do cliente tem base em vários pilares. Persuasão, ativação do límbico (ou até mesmo o reptiliano), fortes promessas, despertar desejo e oferta de soluções, entre outros. Porém, e digo isso com minha mão no fogo, nenhum desses é maior ou mais importante do que a relação promessa x entrega. Se você cria uma expectativa no cliente, de duas uma: ou você entrega menos do que prometeu, ou você entrega mais que a promessa. Dificilmente há um meio termo e é extremamente difícil atingir o ponto médio entre essas duas possibilidades.


Caso você entregue menos do que promete, tenho uma má notícia para ti: a sua base é instável, fraca e pouco eficaz. Você pode ter o melhor produto do mundo, caso entregue menos do que efetivamente promete, não vale de nada. Teu cliente vai ter uma quebra de expectativa diante tudo aquilo que foi vendido pra ele. Venda é sobre expectativa, devemos sempre ter em mente a imagem que estamos passando, o que estamos buscando e o que estamos vendendo. De nada adianta gerar uma expectativa muito alta se não estivermos dispostos a suprir tudo aquilo que ela exige.


Com isso, percebemos que overdelivery não é uma escolha, é a base para construção do processo de venda e entrega, é sobre gerar uma expectativa e supri-la com excelência, buscando sempre ser melhor do que o seu cliente poderia jamais imaginar. É sobre entregar muito acima de tudo aquilo que você vende, seja em serviços, atenção, exclusividade.


Vender nunca foi sobre vendas, vender é sobre entrega. Nunca foi sobre "o que eu vendo", mas sim sobre "o que eu entrego para o cliente". Simple as that. Overdelivery é o que falta no mercado. É o ponto falho de 95% das pessoas no mundo. Sem overdelivery estamos lidando com commodities. Você deixa de vender uma experiência diferenciada e passa a vender apenas mais um produto, você é apenas mais um na multidão. Seja diferente. Seja especial. Marque a vida do seu cliente. Seja alguém em quem ele pode confiar. Tenha uma promessa forte. Entregue mais.

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Fotos disponibilizadas por IA, Pexels ou Unsplash.

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