top of page
Foto do escritorCarlos Felipe

Conhecimento: a quebra da barreira

Atualizado: 2 de mai.

Produzir conteúdo de valor é algo trabalhoso. Ainda mais quando não se tem um público relevante, engajado ou segmentado, saber quais são as dores e problemas do cliente se torna ainda mais difícil. E hoje viemos discorrer sobre esse tema.


Homem segura livro iluminado

Alguns dias atrás, coisa de uma ou duas semanas, estava eu vendo alguma das minhas anotações - quando li algo engraçado, mas que é a chave, o click que nós, produtores de conteúdo precisamos buscar sempre: A quebra da barreira do conhecimento.


Mas o que é isso, Carlos? Você deve estar pensando agora. A quebra da barreira do conhecimento nada mais é que deixarmos de supor que todos sabem tudo sobre tudo, o que automaticamente leva o conhecimento e nível de produção de conteúdo ao infinito. A quebra da barreira parte do pressuposto que nem tudo é tão óbvio quanto parece, mesmo que pra nós (produtores) pareça.


Vou citar um exemplo, que é inclusive algo que sempre uso com os meus clientes. Quantos tutoriais 'óbvios' existem na internet? "Como acender a luz", "Como utilizar uma colher", "Como beber água". Tutoriais óbvios, não? Até que não é bem assim.


Na psicologia existe um estudo sobre uma das formas de desenvolvimento neuropsicomotor infantil chamada teoria do construtivismo, construída na primeira infância a partir das descobertas da criança. A teoria consiste em deixar a criança descobrir o mundo ao seu redor, de maneira totalmente livre e espontânea, com o mínimo de interferência quanto possível.


O grande ponto da questão é quando a criança não consegue 'passar' por alguma dessas fases, apresentando certa dificuldade para poder construir esse conhecimento de maneira 100% autônoma. E onde eu quero chegar? Nem todos somos a do tipo que consegue construir esse conhecimento sozinhos, quanto mais nosso cliente. Partir do princípio que seu cliente sabe o que você sabe é errôneo. E estamos insistindo no erro cada vez mais.


Nem tudo é tão óbvio quanto parece.

Partindo agora desse conhecimento que acabei de te passar (o mundo dá voltas, né? hahahah), a possibilidade de criação de conteúdo vai até o infinito. Partindo de definições 'bobas', explicações 'simples' ou 'banais', TUDO, repito, absolutamente TUDO é conteúdo. Nada é tão óbvio que não mereça um tutorial. Nada é tão claro que não possa ter conteúdo produzido sobre. A barreira foi quebrada e, a partir de agora, o céu é o limite.

Veja também:
Guia de prescrições

Estrela

Medicamentos, posologia, apresentações e muito mais!

Calculadoras de dose por quilo, posologia diária e suspensões, para você sempre ter à mão.

Fotos disponibilizadas por IA, Pexels ou Unsplash.

Receba em primeira mão as nossas atualizações

Gif demonstrando como é o Blackbook por dentro

Veja também:

Blackbook: Marketing Digital para Médicos

Aprenda a fazer marketing médico digital com quem realmente entende do assunto. São 33 lições práticas para você implementar ainda hoje e ganhar mais dinheiro, ser mais relevante e ter mais tempo livre.

bottom of page